Envelhecimento Ósseo

Osteoporose

 

Com o tempo nós perdemos mais osso do que o que produzimos, por tal motivo os ossos começam a ser mais finos e a ficar mais susceptíveis de se facturarem.

A osteoporose ocorre quando o nosso corpo deixa de formar material ósseo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, ou ambos. O cálcio e o fosfato são dois minerais essenciais à formação normal dos ossos. Durante a juventude, o corpo usa esses minerais para produzir ossos.

A partir dos 50 anos torna-se mais comum a osteoporose. Esta perda óssea progressiva torna-se  dolorosa, desfigurante e debilitante. A osteoporose é muito perigosa visto que na sua ocorrência qualquer esforço adicional que seja efectuado pode resultar em fracturas ósseas.

Contudo, alguma perda óssea com a idade é inevitável, mas o índice dessa perda é diferente em cada indivíduo.

 

Culpados

Ramos da genética estudam o desenvolvimento da osteoporose. As mulheres caucasianas e asiáticas são mais propensas a desenvolver esta doença bem como aquelas que têm familiares a sofrerem deste mal.

A menopausa também afecta a osteoporose visto que a perda óssea se acelera 5 anos após a mesma ocorrer. Maus hábitos, como o fumo e o uso excesso de álcool, também contribuem para a perda óssea, assim como um estilo de vida sedentário e a ingestão inadequada de cálcio e vitamina D.

 

Resolução

Vários estudos comprovaram que as pessoas, à medida que vão envelhecendo, devem praticar exercícios de sustentação de peso regularmente, caminhar ou levantar pesos e ingerir uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D. Estes cuidados levam a uma menor perda óssea e à diminuição do risco de osteoporose.